Porquê das coisas? (1)

Primeira de muitas rubricas, na esperança de ser elucidado ou até iluminado sobre certas e determinadas atitudes que me ultrapassam.
Porque no meu Aquário há coisas que simplesmente não fazem sentido ou não têm nenhuma lógica racional e/ou emocional, porque outras não sei explicar e porque sou simplesmente curioso por natureza.
Como desassociamos pessoas dos seus cheiros e perfumes, ou das músicas que passaram quando estávamos a seu lado?
Cheiros percebo que seja algo carnal, é algo que quando encostamos a cabeça no seu pescoço, inspiramos, e seu perfume fica nos entranhado no nariz até ao dia seguinte.
As músicas o ouvido regista da mesma forma, “Ah, esta musica é a ...”, mesmo que seja só os seus 3/4 minutos, sempre que a voltamos a ouvir, essa pessoa aparece-nos na cabeça sem ser convidada…
Então como desassociá-los?! Como conseguir cheirar determinado perfume na rua ou ouvir determinada música na discoteca e não recordar aquela(s) pessoa(s)?
É que há poucos perfumes realmente bons e há músicas que passam muitas vezes em muitos sítios…

Mergulhem à vontade...

4 comments:

Ana Morais said...

Dissocias, associando-os - cheiros, músicas, lugares - a outras coisas ou pessoas... ou somente a ti. Aos teus gostos.

Comigo funciona. Como disses-te para mergulhar à vontade...bem...eu fiz as honras...

Unknown said...

Obrigado pelo comentário Ana e claro que podes mergulhar sempre que te apetecer.
Quanto à tua proposta, parece-me simples logo bastante capaz de funcionar.
Bons mergulhos!

Unknown said...
This comment has been removed by the author.
Unknown said...

Os sentidos, quando estimulados oferecem sensações, umas boas e outras más.
Tal como tu, meu velho, sou muito sensível a cheiros e sons. São como chaves que abrem os cadeados dessas gavetas que tenho algures numa cómoda no sotão.
Nunca consegui mudar ou organizar esses arrumos e como tal, sempre que se abre uma dessas gavetas, o conteúdo é o mesmo.
A sorte é que os perfumes e cheiros variam consuante a pele e o vento. Por vezes reconhece-se uma fragrância antiga numa paisagem nova.
Com os sons e músicas, não é tão fácil. Ficam sobrepostos em formato remix. Mas nunca se superam umas às outras.
Este sim é um tema interessante, Eu cultivo recordações, semeio momentos e colho sorrisos, por vezes gargalhadas que se servem entre amigos ou sozinho sentado na berma de um qualquer passeio.
Quantas e quantas vezes dou por mim partido a rebolar no chão em risos entre arrumos que guardo neste sotão.