Como funciono...

À medida que vou ultrapassando os diferentes estádios na minha vida, começo a aperceber-me de algumas formas do meu funcionamento que outrora não eram claras para mim…
Cheguei à conclusão, à pouco tempo, que passo por 4 fases aquando planeio a minha vida…

A primeira – Ansiedade – é caracterizada pelo chamado estado pseudo-ansiólitico em que fico enquanto espero que uma nova experiência ou situação se apresente e se revele.

No entanto, ao alcançar esse objectivo passo para a segunda fase – Insatisfação – isto é, fico contente por um curto espaço de tempo, mas fico insatisfeito rapidamente, porque ao ter atingido o meu alvo, preciso de encontrar quase de forma imediata algo para preencher o espaço vazio deixado pela primeira fase.

Esse espaço é então ocupado pela terceira fase – Medo – ou talvez só preocupação pelo desconhecido, ou seja, meti-me numa situação nova, e só depois de estar realmente garantida penso se será mesmo aquilo que quero, ou como será, como terei de agir e se serei feliz com a decisão tomada.

Estranhamente entro na quarta fase – Próximo passo – em que todo o processo recomeça, em que procuro alternativas ou planos B’s, para ter o cérebro ocupado e de consciência tranquila que estou a pesquisar hipóteses e cenários variados.
Apercebo-me finalmente que sou insatisfeito por natureza.
Se alcanço algo, sem comando sobre os meus raciocínios, um sentimento de “se cheguei aqui, porque não tentar chegar ali…” toma conta de mim; tira-me sono, ocupa-me os sonhos e manifesta-se constantemente ao longo do dia…

Um dia desiludo-me, e sei disso, mas até lá…

2 comments:

Ana Morais said...

Como eu te compreendo...sabes de algum livro de instruções que se possa arranjar? É que tenho muita gente a requerer um...lol

Unknown said...

Ainda não encontrei tal publicação, infelizmente...
Mas continuo numa busca desenfreada!
Se encontrares primeiro que eu, avisa ;)