Mas Londres é isto! (4) - Da Publicidade aos Psicotrópicos

O Marketing e Publicidade são mais um exemplo de áreas altamente desenvolvidas no Reino Unido, e mais visivelmente em Londres. Numa cidade altamente cosmopolita é cada vez mais difícil chegar ao consumidor e fidelizá-lo à marca e/ou produto.

Desde os anúncios de rádio e televisão aos anúncios de imprensa, a comunicação tem de ser imensamente criativa e original. A utilização das pessoas mascaradas na rua com cartazes já quase que caiu em desuso apesar de ainda ser bastante cómico. E o já não tanto recente conceito de flash mobs começa a a perder a sua força se não for bem utilizado.No entanto aqui nunca sabemos quando é que haverá uma cantora de ópera no meio da estação de comboio de Paddington ou cerca de 350 dançarinos no meio de Liverpool Street Station ou alguns milhares de pessoas a cantar em karaoke, em Trafalgar Square, com a cantora Pink



Estas situações e tantas mais são prova de que as marcas, em Londres, têm de se diferenciar mais do que em qualquer outra parte da Europa.

Mas escrevo-vos não para descarregar aqui conceitos académicos sobre como as marcas se comportam, apesar de considerar um tema fascinante, mas sim para contar mais uma história inédita, tanto quanto sei…
Numa saída pela zona Old Street, vindos do Plastic People, eu esganado de fome, convenço o resto grupo a fazer um pequeno desvio para comer um hambúrguer dos indianos, daqueles que parecem borbulhar gordura, mas que sabem como se não tivesse tido um refeição à mais de uma semana…
Atravessamos a estrada e logo a após a passadeira estava um jovem adulto, nos seus 20 e muitos ou 30 e poucos, com algum mau aspecto, a entregar cartões e pensei: “Olha, mais um pobre coitado que, até às 4 da manhã, anda a entregar publicidade…”. Por hábito, aceito o que estão a entregar por curiosidade, e dou um rápida vista de olhos para ver de que se trata, mas desta vez foi diferente…
Passo por ele e, proferindo 3 ou 4 palavras que não decifrei à primeira, entrega um cartão, do tipo cartão de visita… Agarrei no cartão, e demorando 5 segundos a perceber o que tinha dito, incrédulo voltei atrás e perguntei:

Eu – “Sorry mate, what?”
Ele – “MD or Coke, man… Call me on that number, or do want some now?”


Ri-me, agradeci a sua proposta de negócio e arranquei de novo para perto do grupo levando a boa nova… Em Londres, até os drug dealers têm de se diferenciar e encontrar estratégias arrojadas e até arriscadas para se destacarem da concorrência…
Portanto qualquer coisa em Londres, na área psicotrópica, call Tony

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